Projeto Mapas Aéreos: Lines All-Ready There - Found-Made Drawings

 

O projecto mapas aéreos: Lines all ready there - são um conjunto de desenhos em gravura, a partir de imagens aéreas de territórios imensos. A distância confere-lhes uma qualidade plástica quase abstrata no entanto real. Nestes territórios encontramos uma profusão de linhas ‘já feitas’, linhas já desenhadas na paisagem.

 

O trabalho consiste numa arqueologia do olhar, que reencontra e dá a ver as linhas que ‘já estão lá’. Num processo de síntese e selecção do infinitamente complexo, que se desvela á medida que vai sendo percorrido, manifestam-se linhas de força, linhas que marcam a estrutura da paisagem, marcas que modelam as correntes da água, do fogo e do vento, traços que definem fronteiras geográficas, manchas que esculpem formações geológicas.

Numa laboriosa gravação são decalcadas infinitas marcas que por acumulação ou dissipação criam manchas tonais de um desenho feito só de linhas.

A composição trilha os movimentos naturais dos percursos dos rios e mares; as modulações da erosão nas montanhas, os decalques de lava na terra. As linhas de crescimento orgânico e inorgânico das cidades fundem-se e rasgam a paisagem natural.

 

Estas são deambulações de territórios reais, de imagens únicas de um lugar, e delineações de territórios quase reais, de combinações e colagens de múltiplos lugares, conjugações de novos territórios, reinvenções do mundo visto do vasto espaço-céu.

 

 

Processo

A ‘natureza’ destas linhas gravadas remete-nos para algo de cruamente real, são linhas decalcadas, não desenhadas á vista. As linhas desenhadas á vista  contêm um hiato de espaço-tempo entre a visão e o registo.

O espaço-tempo da linha decalcada estalece uma relação directa com o instante, com o imediato em contraste com a linha representativa registada à vista que ainda resgata o momento presente e a linha interpretativa onde mergulhamos num universo temporal distendido. O desenho de observação tem a possibilidade diagramática de navegar entre a visão directa imediata do real, e indirecta atemporal da representação, interpretação ou pura imaginação.

É nesta articulação das qualidades da linha directamente decalcada da imagem, da linha representativa feita em tempo real e da linha interpretativa no tempo distendido desta  mesma imagem que reside a investigação dos desenhos Lines All-ready There.

 

 

Isabel Correia

2012

 

 

© 2014 Isabel Correia